Partilhar

Eles vêm aí - O Poder de Organizar Sem Organizações

Economia

Clay Shirky

Em Stock


Desconto: 50%
8,45 € 16,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Onde quer que procure, irá encontrar sempre grupos de pessoas que partilham ideias, trabalham em conjunto ou tomam algum tipo de decisão para uma acção pública.

Alguns exemplos:

• Uma mulher fica sem o telemóvel e reúne uma série de voluntários para o recuperar.

• Um passageiro insatisfeito desencadeia um movimento contra uma companhia aérea através do seu blogue.

• Cidadãos filmam com os seus telemóveis, antes de qualquer jornalista, acontecimentos como os atentados nos transportes de Londres ou o tsunami no oceano Indico.

• A maior enciclopédia do mundo é criada por participantes sem uma gestão comum.

• Um grupo de jovens na Bielorrússia inicia um protesto político que o Governo é incapaz de travar.

Todas estas situações e milhares de outras nada parecem ter em comum, mas a sua origem é a mesma. Pela primeira vez na história da humanidade, as nossas ferramentas de comunicação apoiam as decisões de grupo e as respectivas acções. Hoje, essas ferramentas, que permitem a partilha e a cooperação à escala global, foram postas nas mãos dos cidadãos.

Da mesma forma que a imprensa alargou a consciência individual, uma série de novas ferramentas vêm agora, a partir de mensagens instantâneas de telemóveis ou de blogues, aumentar a comunicação entre grupos de pessoas. E porque o ser humano é naturalmente bom a trabalhar em equipa, qualquer acontecimento que aumente o esforço de grupo faz com que a sociedade evolua. Os modelos de negócios estão a sofrer alterações a uma grande velocidade e o impacto social é tão profundo que é subvalorizado. Hoje, qualquer um com um computador portátil pode iniciar um movimento que é capaz de alterar totalmente o rumo de um negócio.

Neste livro, Clay Shirky, um dos sábios observadores desta nova cultura, apresenta-nos a sua análise lúcida sobre o impacto (positivo ou negativo) que esta revolução social terá nas nossa vidas.

Ler mais

Autor

Clay Shirky

Ler mais