Partilhar

Doença Mental, Instituições e Famílias - Os Desafios da Desinstitucionalização em Portugal

Coleção CES

Pedro Hespanha, Maria José Hespanha, José Morgado Pereira, Cláudia Nogueira, Sílvia Portugal

5 dias

Desconto: 10%
17,91 € 19,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A investigação que está na base deste texto analisa o processo de desinstitucionalização da doença mental à luz do conhecimento existente sobre a produção do cuidado no nosso país.
A pesquisa centrou-se na reconstituição das histórias de vida de vinte pessoas com doença mental com experiências de institucionalização no Hospital Sobral Cid e em sete estudos de caso realizados a partir dessa amostra.

Ler mais

Autor(es)

Pedro Hespanha

Doutorado em Sociologia, docente da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) e investigador do Centro de Estudos Sociais (CES), no Núcleo de Estudos sobre Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdades (POSTRADE). Tem investigado e publicado nas áreas dos estudos rurais, políticas sociais e sociologia da pobreza e da exclusão social.

Ler mais

Maria José Hespanha

Médica de Clinica Geral e Medicina Familiar e Coordenadora Regional do Programa Rede Nacional de Cuidados Continuados e Integrados. Tem estudado e publicado sobre representações sociais da doença, da cura e dos curadores, sobre medicina popular e sobre o cuidar das pessoas idosas.

Ler mais

José Morgado Pereira

Médico Psiquiatra e investigador colaborador do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (CEIS20), no Grupo de História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia. As suas áreas de interesse atuais são a história da ciência, a história da psiquiatria, a história da medicina e as humanidades médicas.

Ler mais

Cláudia Nogueira

Mestre em Sociologia e Investigadora do Centro de Estudos Sociais (CES), no Núcleo de Estudos sobre Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdades (POSTRADE). No âmbito do seu projeto de doutoramento, desenvolve pesquisa na área da doença mental, com particular incidência nos itinerários terapêuticos e nas modalidades alternativas ao tratamento hospitalar.

Ler mais

Sílvia Portugal

Doutorada em Sociologia, docente da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) e investigadora do Centro de Estudos Sociais (CES), no Núcleo de Estudos sobre Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdades (POSTRADE). Tem investigado e publicado sobre as relações entre sistemas formais e informais de produção de bem-estar e sobre a importância da família no sistema de proteção social português.

Ler mais