Partilhar

Do Inventário

Manuais Universitários

Domingos Silva Carvalho Sá

Disponibilidade Imediata

Desconto: 20%
19,12 € 23,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Com a publicação da Lei n.º 23/2013, de 5 de Março, e respectivos diplomas complementares, o Governo acabou por dar forma à triste ideia de privatizar a aplicação da justiça no processo de inventário.
Tal operação parece-nos pejada de inconstitucionalidades, tais como a possibilidade de decisões jurisdicionais poderem ser proferidas por não magistrados judiciais e a já célebre regra da possibilidade da composição dos quinhões hereditários por maioria de dois terços dos titulares do direito à herança e independentemente da proporção de cada quota.
Apesar disso, quisemos levar a efeito a tarefa de adaptar o anterior trabalho às novas regras do regime jurídico do processo de inventário, sem referir expressamente aquelas questões de eventuais inconstitucionalidades.
Esperemos que o esforço tenha valido a pena.

Ler mais

Autor

Domingos Silva Carvalho Sá

É Procurador Geral da República – Adjunto; Licenciado em Direito, pela Faculdade de Direito de Coimbra, foi professor provisório do ensino secundário e advogado. Foi formador de diversos Magistrados do Ministério Público e, no Centro de Estudos Judiciários, exerceu o cargo de diretor de estágios, para a zona Norte e Centro, da magistratura do Ministério Público.

Ler mais