Partilhar

Direito Internacional da Segurança

Manuais Universitários

Jorge Bacelar Gouveia

2 dias

Desconto: 20%
11,93 € 14,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O Direito Internacional da Segurança é um livro de natureza pedagógica, destinado ao ensino universitário, especificamente concebido para os cursos de mestrado e doutoramento em Direito e Segurança que a Faculdade de Direito da Universidade Nova tem vindo a desenvolver.
Mas ao mesmo tempo apresenta-se útil aos especialistas nas Ciências da Segurança, cujas reflexão e prática são hoje cada vez mais impulsionadas e limitadas por normas e princípios de Direito Internacional Público, que assim vai ocupando um espaço determinante na busca da paz e da segurança da comunidade internacional.
Eis um setor do Direito que não pode ainda ignorar as relações que mantém não apenas com outros setores jurídico-normativos internos – o Direito Constitucional e o Direito Penal – como também outras áreas científicas não normativas – aqui se realçando a Ciência Política e as Relações Internacionais.
É assim que se procura dar resposta às novas exigências que hoje se colocam num Mundo que surge como definitivamente globalizado a partir de um paradigma personalista que gradualmente vai também moldando os comportamentos e as decisões internacionais, mesmo aquelas que à primeira vista parecem apenas fundadas em critérios puramente político-militares.

Ler mais

Autor

Jorge Bacelar Gouveia

Doutor (1999) e Agregado (2007) em Direito Público pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, sendo Licenciado (1989) e Mestre (1993) em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. É Professor Catedrático da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade Autónoma de Lisboa, sendo naquela instituição ainda Presidente do CEDIS – Centro de Investigação e Desenvolvimento em Direito e Sociedade da FDUNL. É Presidente do Instituto de Direito Público e do Instituto do Direito de Língua Portuguesa. É Jurisconsulto e Advogado, para além de ter sido Presidente do Conselho de Fiscalização do Sistema de Informações da República Portuguesa, eleito pela Assembleia da República, e membro da Comissão da Liberdade Religiosa. Foi Deputado à Assembleia da República na XI Legislatura (2009/2011). Tem diversificado os seus escritos por vários ramos do Direito, de entre eles se evidenciando – em mais de 150 títulos que já tem publicados, em Portugal e no estrangeiro – o Direito Constitucional, o Direito Administrativo, o Direito Internacional Público, o Direito Fiscal e o Direito Público Comparado.

Ler mais