Partilhar

Direito da Responsabilidade

Mafalda Miranda Barbosa

Em Stock



Desconto: 20%
13,47 € 16,84 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O  presente texto corresponde ao relatório sobre o programa, o conteúdo e os métodos de ensino e avalia-ção da disciplina de Direito da Responsabilidade, apresentado pela Autora no âmbito do concurso para provimento no lugar de professora associada na Universidade de Coimbra.

Depois de uma breve introdução histórica, que visa perceber como tem vindo a ser ensinada a responsa-bilidade civil nas universidades portuguesas, bem como apresentar os modos de compreensão do institu-to, Mafalda Miranda Barbosa busca em seguida argumentos suficientemente seguros para justificar a autonomia dogmática da disciplina de Direito da Responsabilidade e sistematizar as diversas perspetivas a partir das quais ela pode ser captada, para finalmente projetar as conclusões extraídas num programa concreto para a disciplina.

Não obstante o pendor marcadamente académico deste texto, nele são discutidas matérias fulcrais da responsabilidade civil, ao mesmo tempo que se dá a conhecer as grandes posições em torno de questões ainda dubitativas. Daí a sua pertinência para um maior esclarecimento de docentes e discentes tendo em vista a autonomização dogmática do direito da responsabilidade civil.


Ler mais

Autor

Mafalda Miranda Barbosa

Concluiu o Doutoramento em Doutoramento em Direito, na vertente de Ciências Jurídico Civilísticas em 2013 pela Universidade de Coimbra, Mestrado em Mestrado em Ciências Jurídico-civilísticas em 2005 pela Universidade de Coimbra e Licenciatura em Direito em 2000 pela Universidade de Coimbra. É Professor Associado na Universidade de Coimbra - Faculdade de Direito. Publicou 149 artigos em revistas especializadas. Possui 35 capítulo(s) de livros e 29 livros. Organizou 14 eventos. Participou em 121 eventos. Coorientou 1 tese de doutoramento. Orientou 26 dissertações de mestrado e coorientou 1. Recebeu 2 prémios e/ou homenagens. Atua nas áreas de Ciências Sociais com ênfase em Direito. Nas suas atividades profissionais interagiu com 16 colaboradores em coautorias de trabalhos científicos.

Ler mais