Partilhar

Desigualdades Sociais: Os Modelos de Desenvolvimento e as Politicas Públicas em Questão

José Madureira Pinto

Temporariamente Indisponível



Desconto: 20%
2,40 € 3,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A verdade é que, sobre este fundo de crescimento económico e de melhoria de condições de vida, não deixaram de se desenhar, à escala mundial e em cada espaço nacional, acentuadas assimetrias económicas e sociais. Mesmo nas economias ditas desenvolvidas, a “questão social” nunca deixou de marcar, ao longo desses cem anos, quer o quotidiano e os projectos de emancipação dos grupos mais desfavorecidos, quer o horizonte de preocupações dos responsáveis políticos. E se isso contribuiu para consolidar um corpo de políticas e instituições voltadas para melhorar os níveis de protecção e alargar o âmbito de direitos sociais das populações, a verdade é que as desigualdades (expressas em termos de amplitude dos leques salariais, de oportunidades de acesso à propriedade e ao crédito, aos cuidados de saúde, à habitação, à instrução e à cultura e às próprias condições de participação política efectiva) estão longe de se desvanecer, com isso se perpetuando níveis surpreendentemente elevados de pobreza, de iliteracia e de retracção e exclusão social e cívica.

Ler mais

Autor

José Madureira Pinto

Nasceu em S. João da Madeira (1946); licenciou-se em Economia na Faculdade de Economia do Porto (FEP) em 1968; foi membro do Gabinete de Investigações Sociais (GIS) e Assistente do Instituto Superior de Economia (ISE) e do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) (Lisboa, 1971-1974); doutorou-se em Sociologia no ISCTE em 1983, com uma dissertação sobre «Estruturas Sociais e Práticas Simbólico-Ideológicas nos Campos»; foi docente e membro do Grupo de Ciências Sociais da FEP (1974-2008) e, temporariamente, docente do Curso de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto; obteve Agregação em Ciências Sociais na FEP em 1992, onde permaneceu como Professor Catedrático até à Aposentação, em 2008. Presidiu à Associação Portuguesa de Sociologia no período 1990-1994. Coordenou a Área de Sociologia na Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica (JNICT) (1993-1996). Foi Consultor do Presidente Jorge Sampaio para as Questões de «Economia, Desenvolvimento e Sociedade» (1996-2005).

É Investigador do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto desde 2004.

Dirigiu a revista Cadernos de Ciências Sociais, publicada por Edições Afrontamento.

Coordenou investigações sobre «Trabalho e Trabalhadores na Construção Civil» (JNICT), «Desqualificação e Integração Social na Indústria da Construção» (FCT) e «Mudanças Sociais numa Coletividade Local do Noroeste Português» (FCT).

Publicou vários livros com chancela da Editorial Presença e das Edições Afrontamento.

Ler mais