Partilhar

Consolidação de Contas - Teoria e Casos Práticos

Carlos António Rosa Lopes

2 dias


Desconto: 20%
22,15 € 27,70 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A Consolidação de Contas é um processo contabilístico que permite agregar as demonstrações financeiras das diversas empresas do mesmo grupo empresarial numa única entidade (a empresa líder do grupo). Devido à possibilidade de existência de transações entre as empresas do grupo, à existência de participações de capital cruzadas e de diferentes percentagens de capital detido, o processo de consolidação pode ser extremamente complexo. Por outro lado o enquadramento jurídico que regula as práticas de consolidação tem vindo a evoluir com a publicação de normas cujo objetivo, para além da determinação dos impostos a pagar, pretendem a normalização contabilística internacional de modo a tornar comparáveis as demonstrações financeiras de empresas a operar em países diferentes.
As sucessivas alterações verificadas nas normas contabilísticas obrigam a uma permanente e constante atualização dos técnicos de contabilidade (TOC), auditoria (ROC) e docentes destas matérias.
Recorrendo a exemplos e casos práticos, a presente obra, para além da exposição teórica dos princípios de consolidação, apresenta as técnicas que conduzem a uma prática correta e de acordo com a regulamentação em vigor, podendo ser consultada com vantagens por todos os profissionais ou futuros profissionais das áreas das contabilidades.

Ler mais

Autor

Carlos António Rosa Lopes

Carlos António Rosa Lopes, Licenciado em Organização e Gestão de Empresas pelo I.S.C.T.E. - Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, Mestre em Ciências Empresariais pela mesma Escola, é actualmente Revisor Oficial de Contas e lecciona contabilidade na Escola Superior de Gestão de Tomar. Anteriormente exerceu funções como Inspector de Finanças na Inspecção-Geral de Finanças e técnico de planeamento e controlo de gestão na Rodoviária Nacional.

Ler mais