Partilhar

Cancro do Recto - Excisão Total do Mesorrecto

Vários

Indisponível


Desconto: 10%
7,63 € 8,48 €

Detalhes do Produto

Sinopse

PREFÁCIO


De entre as terapêuticas disponíveis dirigidas ao cancro do recto, a cirurgia ocupa lugar primordial. No estado actual dos conhecimentos, a Excisão Total do Mesorrecto (ETM) é o tratamento ideal desta patologia quando localizada nos dois terços inferiores. Integra-se no espírito de uma cirurgia tanto quanto possível conservadora, ao contrário da mutilação inerente à ressecção abdominoperineal.
Um manual dedicado à terapêutica cirúrgica deve incluir as razões anatómicas, fisiopatológicas e anatomopatológicas que a definem e orientam. E a técnica cirúrgica para ser correctamente executada tem de seguir rotinas padronizadas, segundo uma metodologia que permita conhecer e interligar os resultados. No caso particular da ETM, esta exigência assume importância determinante porque a variável "cirurgião" é marcante no prognóstico.
A orientação expressa nesta monografia procura definir de modo organizado, em tentativa de uniformização, os gestos cirúrgicos e a apreciação, pelas peças de ressecção, da amplitude e validade da excisão.
A redacção precisa e minuciosa apoiada em expressiva iconografia define conceitos e proporciona grande ajuda à realização do acto cirúrgico, porque indica o fio condutor que procura preservar estruturas de alta importância funcional, sem deixar de cumprir as regras da cirurgia oncológica.
A atenção concedida à metodologia do estudo anátomo-patológico da "peça" revela bem o valor da ajuda que ela concede ao cirurgião na auto análise do seu trabalho, além de preciosas indicações prognósticas.
Merece também referência a preocupação dispensada à necessidade da uniformização da base de dados que inclui o estudo pré-operatório, as terapêuticas instituídas e o acompanhamento ao longo do tempo.
Trata-se pois de um auxiliar excelente para os cirurgiões e, particularmente, para os que desejam iniciar-se na técnica ETM, cuja aplicação aumenta permanentemente.
Os autores da monografia, médicos do Serviço de Cirurgia l e do Serviço de Anatomia Patológica dos Hospitais da Universidade de Coimbra, desempenham actividades pedagógicas nas disciplinas de Anatomia Normal, Patologia Cirúrgica, Cirurgia Experimental e Anatomia Patológica. Além disso, assumem também responsabilidades nos cursos pós-graduados de formação cirúrgica que ao longo do ano decorrem no Serviço de Cirurgia l e também no Laboratório de Investigação Experimental, em colaboração com as Cadeiras de Anatomia l, Medicina Legal e Serviço de Anatomia Patológica. Esta publicação, que exprime experiências e conceitos, é mais uma prova das suas actividades pedagógicas e técnico-profissionais.
Faço votos para que este trabalho tenha a aceitação e a audiência que merece, o que significa cumprir a missão informativa e formativa que orientou o espírito dos Autores.

João Alberto Baptista Patrício

Ler mais

Autor

Vários

Ler mais