Partilhar

Código do Procedimento Administrativo

Carla Amado Gomes, Tiago Serrão

Em Stock



Desconto: 10%
10,72 € 11,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Nota introdutória à 3.ª edição

Encontrando-se esgotada a tiragem correspondente à última reimpressão da 2.ª edição, procede-se à publicação de uma 3.ª edição que já atende as recentíssimas alterações promovidas ao Código do Procedimento Administrativo, pelo Decreto-Lei n.º 11/2023, de 10 de fevereiro – entretanto objeto da Declaração de Retificação n.º 7-A/2023, de 28 de fevereiro.
As recentes alterações serão, naturalmente, examinadas pela doutrina, mas há dois pontos que, mesmo nesta sede, não podem deixar de ser mencionados:
(i) As modificações em apreço surgem camufladas num extenso diploma que visa proceder à reforma e simplificação dos licenciamentos ambientais.
Dir-se-á: trata-se de alterações conexas com o SIMPLEX ambiental. Porém, um procedimento legislativo deste tipo não se revela adequado, dado que o Código do Procedimento Administrativo constitui o instrumento jurídico central (e de índole geral) da atuação administrativa, não devendo estar sujeito a impulsos legislativos setoriais.
(ii) As modificações em alusão, segundo a versão publicada a 10 de fevereiro de 2023 (cf. o artigo 38.º, n.º 2), produziriam efeitos a 1 de janeiro de 2024.
O legislador pretenderia uma assimilação ponderada das modificações em causa. Contudo, a 28 de fevereiro de 2023, é publicada a Declaração de Retificação acima mencionada que, apesar da designação, constitui bem mais do que isso: do artigo 38.º, n.º 2 passa a constar o artigo 31.º (e não o artigo 30.º), todos do Decreto-Lei n.º 11/2023. Por efeito desta retificação modificadora, constante do ponto 13, a produção de efeitos das alterações ao Código do Procedimento Administrativo passou para o dia seguinte, ou seja, para o dia 1 de março de 2023 (cf. o artigo 38.º, n.º 1). Caricato, é o mínimo que se pode dizer...

Expressa-se, por fim, o habitual agradecimento às largas centenas de alunos e profissionais que utilizam esta publicação nos seus afazeres e, naturalmente, à AAFDL Editora, ou seja, aos seus dirigentes e aos trabalhadores que a integram.

Lisboa, fevereiro de 2023

Os organizadores,
Carla Amado Gomes
Tiago Serrão

Ler mais

Autor(es)

Carla Amado Gomes

"Professora da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Professora Convidada da Faculdade de Direito da Universidade Católica do Porto. Investigadora do Centro de Investigação de Direito Público (CIDP/ICJP).

Escreve em diversos domínios do Direito Público, destacando-se os estudos nas áreas do Direito do Ambiente, Direito Administrativo e Direito Processual Administrativo. 

Lecciona cursos de mestrado e pós-graduação em Direito do Ambiente, Direito Administrativo e Direito da Energia em Angola, Moçambique e Brasil. 

Colabora regularmente em acções de formação no Centro de Estudos Judiciários."

Ler mais

Tiago Serrão

Assistente Convidado da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, onde tem lecionado, entre outras disciplinas, Direito Constitucional, Direitos Fundamentais, Direito Administrativo e Contencioso Administrativo.

É investigador do Centro de Investigação de Direito Público e exerce advocacia especializada em Direito Público.

É Subdiretor da Revista de Direito Administrativo.

Ler mais