Partilhar

Biofísica Médica

J. J. Pedroso de Lima

Em Stock



Desconto: 10%
31,50 € 35,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O presente trabalho é constituído por sete capítulos. O primeiro trata da biofísica de membranas. Este capítulo começa nas propriedades físicas das membranas passa pelas funções renal e pulmonar e acaba nos fenómenos bioeléctricos.
O segundo capítulo trata das propriedades dos gases, das suas misturas e dos contactos dos gases com os líquidos e tecidos. Consideram-se aplicações a respiração pulmonar, onde se destacam modelos mecânicos incluindo o da função alveolar.
O terceiro capítulo é uma introdução à biomecânica. São transmitidos os conceitos sobre o equilíbrio mecânico. Alguns aspectos da dinâmica dos sólidos são abordados de modo elementar. O interesse da biomecânica é realçado com exemplos de aplicação.
O capítulo quarto aproxima os alunos da mecânica dos fluidos e dos problemas do caudal dos líquidos em tubos cilíndricos com comportamento elástico complexo. Apresenta-se um conjunto de aplicações com interesse médico a circulação sanguínea do homem.
O capítulo quinto introduz conceitos elementares de física atómica, física nuclear e física das radiações, da acção biológica e da protecção contra radiações ionizantes, das aplicações de radionuclideos em medicina e da física da luz solar.
O capítulo sexto incide sobre bioenergética. Alguns modelos de cinética de enzimas são também considerados.
Finalmente o capítulo sétimo trata de conceitos elementares de electricidade adaptados às aplicações médicas.

Ler mais

Autor

J. J. Pedroso de Lima

O Professor Doutor João José Pedroso de Lima obteve a Licenciatura em Física e Química na Universidade de Coimbra e mais tarde o doutoramento em Física pela Universidade de Manchester.

Em 1986 torna-se Professor Catedrático de Biofísica da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. É também um cientista de reconhecimento internacional nas áreas de BioEngenharia e BioMedicina.

Durante mais de trinta anos tem tido uma colaboração ativa com a Universidade de Aveiro.

Sob proposta do Departamento de Eletrónica e Telecomunicações, foi distinguido com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Aveiro pela excelência do trabalho científico e pedagógico que tem desenvolvido na área multidisciplinar da BioEngenharia, bem como pela relevância da sua colaboração dada à Universidade de Aveiro.

Ler mais