Sinval Medina

Sinval Medina, escritor, jornalista e ex-professor universitário nasceu em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, em 1943, e vive na capital de São Paulo desde 1971. Publicou o seu primeiro livro, Dicionário da História da Civilização, em 1969, e estreou-se no romance em 1980 com Liberdade Condicional. Seguiram-se Cara, Coroa, Coragem e Memorial de Santa Cruz. Em 1986, figurou entre os vinte nomes que representaram a moderna ficção brasileira na Feira do Livro de Frankfurt. Com Tratado da Altura das Estrelas, foi galardoado com o prémio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura para romances em língua portuguesa em 1999.

Publicou ainda, além de inúmeras obras para o público jovem, os romances O Herdeiro das Sombras, A Faca e o Mandarim, A Batalha de Porto Alegre, O Corcunda de Bizâncio e O Mistério da Estrada de Petrópolis.

Desde 1997, Sinval Medina tem na literatura a sua ocupação principal. Nas suas próprias palavras, «Não vivo do que escrevo, mas vivo para escrever». O Cavaleiro da Terra de Ninguém foi o primeiro título publicado em Portugal.