Orlando Ferreira Barros

Natural de Leiria, quando os Aliados estavam às portas de Berlim. Viveu uma infância e uma adolescência muito ricas em vivências na cidade do Oeste. Em Lisboa, durante as greves universitárias, solidificou a sua consciência política. Licenciado pela Faculdade de Lisboa em Filologia Germânica, doutorado pela Universidade de Santiago de Compostela em Ciências da Educação. Vive em Viana do Castelo.

Na sua vasta obra, onde se incluem 22 originais, destacam-se vários prémios literários em teatro e prosa ficcional, entre os quais: Prémio literário Universidade do Porto: Com Duas Pedras na Mão (levado à cena no Teatro da Comuna); Prémio literário Intersindical (teatro para a infância): Ariô-Arielle; Prémio literário Secretaria de Estado da Cultura: A Caravela que Não Arribou; Prémio literário Manuel Teixeira Gomes: Quando o Velho Fauno Sentiu o Empurrão da Morte; 2º Prémio literário Manuel Teixeira Gomes: O Gordo ou a Manipulação do Espelho; Prémio literário cidade de Araguru (teatro): As Noites Brancas de Branca Dias.

Na cidade onde reside animou um círculo de poesia e orientou grupos de teatro amador para os quais escreveu vários originais.


  • Filtrar por: