Odete Costa Semedo

Odete Costa Semedo, como assina nas suas publicações, nasceu em Bissau, no dia 7 de novembro de 1959. É uma escritora multifacetada, reconhecida pela sua produção académica, mas também pelas funções de Estado e do Parlamento Nacional que tem exercido no seu país, assim como pelo seu ativismo em defesa da participação ativa das mulheres, da Democracia e do Estado de Direito.

Doutora em Letras (PhD) (Literaturas de Língua Portuguesa), pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MINAS, Brasil) em 2010; Formação no Ramo Educacional (1990) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa; Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, Variante de Estudos Portugueses, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (1989).

Investigadora Sénior Permanente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP), onde atua como Coordenadora da coleção literária Kebur II e da série Palavras de Mulher, publicação de histórias de vida, testemunho de mulheres que participaram na Luta de Libertação Nacional da Guiné-Bissau. É também vinculada à Universidade Amílcar Cabral UAC como docente e investigadora e à Universidade Colinas de Boé de Bissau, como colaboradora. É curadora de exposições internacionais de panu di pinti, panos artesanais da Guiné-Bissau.

Entre as suas funções destacam-se o mandato de Deputada da Nação em exercício, para a X Legislatura (2019-2023) pelo PAIGC;

Ministra da Administração Territorial e Gestão Eleitoral (2018-2020);

Ministra da Educação e Presidente da Comissão Nacional da UNESCO – Guiné-Bissau (2014-2016);

Reitora da Universidade Amílcar Cabral (UAC) (2012 - 2014);

Ministra da Saúde (2004-2005);

Ministra da Educação Nacional e Presidente da Comissão Nacional da UNESCO – Guiné-Bissau (1997-1999).

Internacionalmente atuou como Consultora e colaboradora de várias organizações, entre as quais as Nações Unidas (PNUD, UNOGBIS e UNIOGBIS), PLAN International; Universidade de Lisboa, Universidade de Coimbra; Universidade de Macau (colaboração em grupos de trabalho que resultaram em artigos publicados).

Entre as suas filiações e colaborações profissionais destacam-se:

Membro do Conselho Editorial da Coleção Estudos Africanos do Centro de Estudos Africanos da Universidade Federal de Minas Gerais (CEA/ UFMG), Brasil;

Membro do Conselho Consultivo e de Avaliação Externa do Doutoramento em Patrimónios de Influência Portuguesa – Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, Portugal;

Membro da Associação Internacional de Estudos Africanos (AFROLIC, Brasil);

Investigadora associada do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra;

Membro da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa (AILP-csh);

Membro da União Nacional de Artistas e Escritores da Guiné-Bissau (UNAE);

Membro fundador da Associação de Escritores Guineenses (AEGUI);

Membro da PEN CLUB da Guiné-Bissau.

Áreas de interesse de investigação: Estudo da tradição oral, com ênfase na pesquisa de cantigas de mulheres, poesia popular e histórias tradicionais; Cultura e Literatura Guineenses; Literatura Comparada, em particular, as de Língua Portuguesa; Educação e Formação; Educação Ambiental; Política, em geral, com ênfase na participação política de mulheres; Questões da mulher e a sua relação com o Género e desenvolvimento no contexto africano.

Homenageada com distinções a nível internacional (a assinalar a RTP e a RDP África no Programa Grandes Africanos); a nível nacional por organizações políticas, instituições da sociedade civil e pelo Governo do seu país, entre as quais a de Escritora do Ano; a de Dama de Ferro no domínio da Literatura, em 2020. Certificado conferido pela Voz di Paz, em 2021, pela sua intervenção no domínio cívico e sociocultural, em favor de jovens mulheres; homenageada entre as mulheres Cientistas Sociais que inspiram, pela Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas da Língua Portuguesa, em 2021. Em 2022, foi homenageada pela organização Best of Guiné-Bissau Awards na área da Cultura.

Escritora com obras e artigos publicados no país e no estrangeiro, entre eles Estudos Individuais e coautorias, publicados na última década:

Proclamação unilateral da independência da Guiné-Bissau, pp. 264-270 in Miguel Cardina e Bruno Sena Martins (coord.). As Voltas do Passado. A Guerra Colonial e as Lutas de Libertação. Lisboa: Tinta-da-China, 2018.

Carmem Maria de Araújo Pereira – Combatente da Liberdade da Pátria: uma mulher de várias frentes de luta, pp. 35-48. In Inocência Mata (Coord.). Discursos Memorialistas Africanos e a Construção da História. Lisboa: Edições Colibri, 2018. ISBN: 9789896897338.

Coordenadora da Atualização da Cartografia Sociocultural e Antropológica da Prática do Fanado da Mulher/Mutilação Genital Feminina (MGF) na Guiné-Bissau. Relatório de estudo. (FNUAP/INEP: 2017);

Os Meus Três amores. O diário de Carmem Maria de Araújo Pereira – uma visão de Odete Costa Semedo. Coautoria: PEREIRA, Carmem Maria de Araújo e SEMEDO, Odete Costa, INEP:2016, Bissau;

A Participação das Mulheres na Política e na Tomada de Decisão na Guiné-Bissau: da consciência, perceção à prática política, BARROS, Miguel e SEMEDO, Odete Costa. UNIOGBIS, 2013, Bissau, Guiné-Bissau;

Manual de Capacitação das Mulheres em Matéria de Participação Política com base no Género. BARROS, Miguel e SEMEDO, Odete Costa. UNIOGBIS:2012, Bissau. Disponível em: http://uniogbis.unmissions.org/LinkClick.aspx?fileticket=FhTHMaI006Y=&tabid=10192&language=en-US;

Educação como Direito (texto revisto e dados atualizados) In: AVILLEZ, Ana e LEITÃO, Simão Cardoso. O estado da Educação na Guiné-Bissau - Revista Guineense de Educação e Cultura, Nº 1. Bissau: Março de 2011;

Guiné-Bissau: história, culturas, sociedade e literatura. Brasil - Belo Horizonte: Nandyala (Coleção Repensando África), 2011 (CDU 960);

Literaturas da Guiné-Bissau: Cantando os escritos da história. (RIBEIRO, Margarida Calafate; SEMEDO, Odete Costa (Org.)). Porto: Afrontamento, 2011 (ISBN: 978-972-36-1175-5);

As Mandjuandadi, Cantigas de Mulher na Guiné-Bissau: da tradição oral à literatura – Tese de Doutorado, Programa de Pós-graduação em Letras. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMINAS), Belo Horizonte: 2010 (CDU: 398.8(665.7).

Ecos da terra In A Mulher em África: vozes de uma margem sempre presente. Inocência Mata e Laura Padilha (Org.), Edições Colibri, Lisboa: 2007.

As Cantigas Medievais e as Cantigas de Dito: uma leitura comparada possível. In: Revista SCRIPTA, Belo Horizonte. v. 11, Nº 20. 1º SEM.2007.

As cantigas de mandjuandadi na oratura guineense. Notas para um trabalho de pesquisa em desenvolvimento in: Estudos de Literaturas Africanas – Cinco Povos, Cinco Nações. Actas do Congresso Internacional de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. Coimbra: 2006.

Educação como direito, (comunicação) in: Anais do Encontro Internacional de Educação – 2005 – Gravataí/RS/Brasil (CD).

Publicação do livro de poemas No Fundo do Canto, edição da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Portugal, Separata dos Cadernos Vianenses: julho de 2003

Reedição (numa edição única) dos livros de contos SONÉÁ, histórias e passadas que ouvi contar I e DJÊNIA, histórias e passadas que ouvi contar II, pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, 2003, Cadernos da Lusofonia V.

Língua... a nossa relação com a vida, in: Do músculo da boca. Encontro Galego no Mundo Latim em Pó. Universidade de Santiago de Compostela. Santiago de Compostela, 2000.

SONÉÁ, histórias e passadas que ouvi contar I, Bissau: Edição do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP), 2000.

DJÊNIA, histórias e passadas que ouvi contar II, Bissau: Edição do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP), 2000.

Publicação do livro de poesia Entre o Ser e o Amar, Editado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP), Coleção Kebur no 3, 1996.

Participação na Antologia Poética da Coleção Kebur Barkafon di Poesia na Kriol, INEP 1996.

Participação com poemas na revista austríaca STERZ Zeitschrift für literatur, kunst und kulturpolitik, no 71/72: Lusophones Afrika, Graz, 1996.

Participação com trabalhos poéticos na Anthologie de la Literature Francophone de l’ Afrique de l’ Ouest, Edition Nathan, Paris: 1994.

1992/1994

Coo-autora dos manuais de Língua Portuguesa para o Ensino Secundário:

Vem Daí Comigo Manual de Língua Portuguesa 7ª classe;

Há Mais Mundo Manual de Língua Portuguesa 8ª classe;

Horizontes Manual de Língua Portuguesa 9ª classe.


  • Filtrar por: