Maria José de Matos
Professora profissionalizada de História, pela Faculdade de Letras de Lisboa, e em História e Geografia pela Universidade de Salamanca, encontra-se em situação de reforma, após 42 anos de docência no ensino secundário, profissional e superior.
Foi Leitora de Português em Salamanca e Coordenadora de Professores de Português em Espanha. Com pós-graduações em História Cultural e Política Europeia, realizou provas de Eficiência Investigadora em Ciência Política, na Faculdade de Ciências Políticas y Sociologia. UNED-Madrid, no programa de Doutoramento »Tendências Sociais do Nosso Tempo», com o trabalho de investigação: Processos de Igualdade no poder local.
Tem orientado a sua investigação para o campo da História da Maçonaria, com trabalhos publicados em revistas da especialidade.