Mafalda Veiga

Mafalda Veiga é escritora de canções, intérprete e compositora. Nasceu em Lisboa, a 24 de Dezembro de 1965, onde viveu a maior parte da sua vida. Passou a infância e a adolescência em Espanha. Bisneta do pintor Simão da Veiga, aos sete anos já mexia em pincéis, óleos e telas com a avó, também pintora, e julgou ser essa a sua vocação. Foi então que o pai lhe ofereceu a primeira viola. Aprendeu a tocar com o seu tio mais novo, Pedro da Veiga, guitarrista de fado, e nunca mais parou. Aos treze anos, escreveu a primeira canção. O gosto pela composição e escrita de canções impunha-se. O seu primeiro disco, "Pássaros do Sul" (prémio Sete de Ouro Revelação), foi editado em Novembro de 1987, quando estava ainda no segundo ano de Línguas e Literaturas Modernas, na Faculdade de Letras de Lisboa. Foi disco de prata. Terminou o curso de Literatura entre a escrita e os concertos. A escolha estava feita.

Editou, ao longo dos últimos 30 anos, vários álbuns que foram discos de ouro, prata e platina, nomeadamente "Tatuagem" (de 1999, cujas canções fizeram parte de bandas-sonoras de novelas da brasileira Tv Globo), "Ao Vivo" (de 2000, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa), o dvd "5 de Outubro no Coliseu de Lisboa" (2004), "Chão" (de 2009, Prémio Zeca Afonso), "Zoom" (2011) e "Praia" (de 2016, que é simultaneamente um disco e um caderno de autor).

Publicou os livros "Songbook" (Quasi Edições, 2004) e "O Carocho-pirilampo que Tinha Medo de Voar" (Quasi Edições, 2005). Este é o seu terceiro livro.


  • Filtrar por: