João Carlos Raposo Nunes

João Carlos Raposo Nunes nasceu em Lisboa, em 1955.

Livreiro e alfarrabista na Baixa de Setúbal, João Raposo publicou o seu primeiro livro de poemas, Todo o Voo (Que Termina) Neste Corpo, em 1976. No ano seguinte, deu à estampa É Esta a Nossa Onda Gigante e 30 Haiku. Seguiu-se O Rolar da Pedra (Ed. Pirilampo, 1980), Flores Dispersas (1986), Enviado ao Abandono (1988), Bulbul — Cânticos Arrábidos (Plurijornal, 1990) e Brancura. Livro de haikus (Licorne, 2016).

Em 1989, após uma larga temporada a conduzir um táxi em Lisboa, cumpriu o sonho de abrir uma livraria em Setúbal, a Uni-Verso, onde durante anos realizou tertúlias poéticas nas tardes de sábado. Assumira, no ano anterior, a direcção da página «Arca do Verbo», suplemento cultural semanal no jornal O Setubalense, que foi uma lufada de ar fresco na cultura da cidade sadina, durante vários anos.

Com paixão pelos livros, João Raposo e a UniVerso continuam a resistir às dificuldades financeiras a que o pequeno comércio livreiro obriga. Para conhecê-los, basta passar na Rua do Concelho, 13, em Setúbal.


  • Filtrar por: