Isadora Neves Marques
Isadora Neves Marques é realizadora de cinema, artista visual e escritora.
Nasceu em Lisboa em 1984.
Estudou na Faculdade de Belas Artes de Lisboa e na Goldsmiths University of London.
Depois de uma breve passagem por São Paulo, viveu e trabalhou em Nova Iorque durante oito anos e é atualmente doutoranda na Ruskin School of Art da Universidade de Oxford.
Enquanto artista expõe globalmente, dos EUA e Europa até à China e Japão, tendo sido a Representação Oficial Portuguesa – Pavilhão de Portugal na Bienal de Arte de Veneza em 2022. As suas curtas-metragens estrearam em festivais de cinema como Toronto, a Semana da Crítica de Cannes e Roterdão, onde recebeu o Ammodo Tiger Short Award.
Publicou artigos sobre arte e teoria com a Sternberg Press, MIT Press, Routledge e Archives Books, entre outros, e contribui regularmente para o e-flux Journal de Nova Iorque, com quem também co-editou um número especial para a 56ª Bienal de Veneza em 2015.
Em 2017 publicou o livro de contos 'Morrer na América' pela Abysmo Editora em parceria com a Kunsthalle Lissabon.
A poesia é um elemento recorrente na sua arte e cinematografia, levando-a a fundar em 2020, com Alice dos Reis, a editora Livros do Pântano, onde publicou o seu primeiro livro de poesia 'Sex as Care and Other Viral Poems'. Poemas seus foram incluídos em livros pela MIT Press e Whitechapel e participou ainda em sessões de leitura no Poetry Project em Nova Iorque, Gasworks em Londres e Clube dos Poetas Vivos em Lisboa.