Henrique Sá Pessoa nasceu em 1976 em Lisboa, mas foi durante um programa de intercâmbio nos Estados Unidos que descobriu o gosto pela culinária enquanto assistia a uma palestra sobre o Cordon Bleu Institute, escola de gastronomia, hotelaria e gestão reconhecida internacionalmente, onde mais tarde viria a estudar. Trabalhou em vários restaurantes de renome como o restaurante Panorama no Sheraton Hotel e Hotel da Lapa, ambos em Lisboa, no Sheraton On the Park, em Sydney, Austrália, e no Sheraton Park Lane, em Londres.
Entre vários prémios, ganhou o concurso Chef do Ano 2005, foi considerado «Figure of the Year» do ano de 2007 pela revista portuguesa Intermagazine, galardoado com o prémio Arte da Cozinha de 2007, concedido pela Academia de Gastronomia Portuguesa, e ganhou a GQ Men of the Year Portugal também em 2007. Em 2008 foi premiado na 1ª edição da Horexpo Cup.
Inaugurou o seu primeiro projeto a solo, o restaurante Alma, em 2009, que recebeu o prémio de Restaurante do Ano pela Revista de Vinhos. Em 2015, reabriu Alma no coração de Lisboa, Chiado, num ambiente muito maior e mais sofisticado, de modo que finalmente foi possível para seu restaurante aparecer entre os principais da Europa. Apresentou com grande sucesso o programa culinário Entre Pratos, na RTP2, e lançou um novo formato – Ingrediente Secreto – no mesmo canal. O seu projeto de televisão mais recente, Comtradição é líder em audiência no canal 24 Kitchen. Em setembro de 2022, Henrique S. Pessoa consolidou pelo segundo ano o lugar na lista dos Best Chef Awards na 70ª posição.