Francisco Pavão
Natural do Porto, 24 de janeiro de 1985, casado, dois filhos.
Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina em Pilsen da Universidade Carlos de Praga, na República Checa (2012), mestre em Saúde Pública pela Universidade do Porto (2018) e doutorando em Estudos Internacionais no ISCTE. Detém pós-graduações em Relações Internacionais e Diplomacia pela Universidade Lusófona (2019), e em Gestão e Administração de Serviços de Saúde pela Porto Business School (2017). Docente de Fisiologia Humana no Instituto Politécnico de Saúde do Norte (CESPU).
Secretário Permanente da Comunidade Médica de Língua Portuguesa.
Cônsul Honorário da República Checa no Porto e Norte de Portugal. Foi presidente da Assembleia da União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos, no Porto (2021-2025). Foi Fundador e Presidente da Associação Nacional de Estudantes de Medicina no Estrangeiro, ANEME (2009 2011).
Autor do livro “Médicos Ilustres da Minha Cidade” (2015) e coautor do livro “Cidadania para a Promoção da Saúde” (2015). Coordenador do livro “Diplomacia e Saúde Global” (2022) e participação por ocasião da comemoração do 30º aniversário da Revolução de Veludo no livro “Rosas de Veludo” (2019).
Atualmente Diretor dos Serviços de Coordenação das Relações Internacionais da Secretária-geral do Ministério da Saúde.
Nomeado Conselheiro de Saúde na Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia.