Francisco Gomes
Natural de Barcelos, formou-se em Gestão pela Universidade Fernando Pessoa, no Porto. Depois de uma breve passagem em escritórios de consultadoria empresarial, assume a gestão de «A Colonial», uma das pastelarias mais antigas de Barcelos. Apostou numa aprendizagem intensa e fez várias formações em pastelaria, na prestigiada École Ferrandi, École Valrhona e no atelier de pastelaria de Pierre Hermé. Estagiou no restaurante El Celler de Can Roca (3 estrelas Michelin), no restaurante Mugaritz (2 estrelas Michelin), no restaurante Martín Berasategui (3 estrelas Michelin) e na fábrica de Pierre Hermé. Em 2005, estabeleceu uma parceria com o célebre chefe pasteleiro francês Michel Willaume, que passou a ser o consultor para as diferentes coleções que «A Colonial» apresenta aos clientes.
Com o chef de cozinha Pedro Nunes publicou o livro Grand’Art – A Fusão de Dois Prazeres, em 2008. Em 2015 e 2016 participou no programa MasterChef da TVI. Em 2009, inaugurou em Barcelos o primeiro ateliê português de pastelaria.
Foi homenageado pelo Presidente da República Aníbal Cavaco Silva, como um dos jovens Chefs portugueses, em 2010. Exerce atualmente funções de consultor de pastelaria.