Edward Hooker Dewey
O Dr. Edward Hooker Dewey foi pioneiro na cura através do jejum terapêutico e defensor de um plano alimentar de jejum para a recuperação e manutenção da saúde. Formou-se na Faculdade de Medicina e Cirurgia da Universidade de Michigan.
Sugeria aos seus pacientes que se abstivessem de alimentos por um período de tempo específico. O objetivo principal seria a cura independente do corpo, ao invés de se recorrer a tratamentos que impusessem medicamentos ou uma ingestão excessiva de alimentos.
O Dr. Dewey acreditava firmemente na ideia de que usar o excesso de energia para a digestão era equivalente a esgotar a que seria necessária ao corpo para que se pudesse reparar.
Segundo ele, se nos abstivermos, por exemplo, do pequeno-almoço, e fizermos apenas duas refeições diárias, poderemos observar mudanças graduais no nosso organismo, sendo a mais importante delas a supressão de doenças, de problemas fisiológicos e até de transtornos mentais.
Foi um médico à frente no seu tempo e os seus métodos de observação aguçados resultaram em princípios universais que ainda hoje são válidos em todas as culturas e idades.