Arsénio Fermino de Pina

Arsénio Daniel Fermino de Pina nasceu a 5 de maio, de 1935, na Ilha de S. Nicolau, em Cabo Verde. Faleceu a 22 de novembro, de 2022, em Lisboa.

Ingressou no Quadro Médico Comum do Ultramar, tendo sido colocado em Cabo Verde, onde chegou (à Praia) em fevereiro de 1967, e foi Delegado de Saúde em várias ilhas.

Em 1972, iniciou o curso de Saúde Pública e especialização em Pediatria, que concluiu, com exame à Ordem dos Médicos de Lisboa, regressando a Cabo Verde, S. Vicente, em fevereiro de 1976, onde trabalhou, até janeiro de 1986, como diretor de Pediatria, criador e diretor do Projeto de Proteção Materno-Infantil e Planeamento Familiar.

Ingressou, em 1986, no Quadro da Organização Mundial de Saúde, como conselheiro técnico principal em PMI/PF, tendo trabalhado no Gabão, Mali, República Centro Africana, Guiné Conacri e Mauritânia. Por limite de idade nas Nações Unidas, deixou a OMS em 1996, passando 9 meses em Lisboa, num estágio voluntário de atualização em Pediatria Clínica, no Hospital D. Estefânia, antes de retomar as funções de diretor do Serviço de Pediatria do Hospital Baptista de Sousa.

Publicou, além de manuais e textos da sua especialidade, os livros Uli-me li!; Fi d’cadon, Você falou em Economia de Bazar?; Mania de pensar; O cérebro, esse Órgão Perigoso, Coisas do Djunga!; Quel canapê de Tr3s Pê; Reflexões e Factos Diversos; Passadores de Pau; Escutai as Vozes do Bom Senso, entre outros.