Partilhar

Desconto: 10%
12,60 € 14,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O vasto e importante prefácio de Carolina Michaëlis de Vasconcelos que abre este livro prepara o leitor para um conhecimento mais profundo da vida e obra de Trindade Coelho.

A leitura das Cartas, que o autor trocou com nomes incontornáveis da época em que viveu, e da sua Autobiografia permitem, de uma forma bastante intimista, compreender melhor as ações de um homem que sempre se preocupou com a "questão magna da instrução e educação do povo" e nunca se alheou das circunstâncias políticas do seu tempo.

Ler mais

Autor

Trindade Coelho

Escritor e jurista português, José Francisco de Trindade Coelho nasceu em Mogadouro a 18 de junho de 1861 e faleceu em Lisboa a 9 de junho de 1908. O seu percurso profissional iniciou-se na advocacia, seguindo depois carreira como magistrado. Paralelamente à carreira jurídica, desenvolveu uma intensa atividade jornalística, fundando e colaborando em diversos periódicos.

Teve um papel muito ativo em campanhas de combate ao analfabetismo, publicando diversas obras de carácter didático (desde manuais pedagógicos, como o ABC do Povo, de 1901, adotado oficialmente nas escolas públicas, até ao guia de cidadania Manual Político do Cidadão Português, de 1905, entre muitos outros títulos).

Apesar de ser reconhecido, essencialmente, como um dos mestres do conto rústico português – onde retrata cenas da vida campestre, paisagens, pessoas e mesmo animais com uma notável delicadeza de estilo e uma sedutora simplicidade – Trindade Coelho foi um escritor polígrafo e continua a ser um dos melhores Embaixadores de Trás-os-Montes…

Ler mais