Partilhar

As Palavras e as Coisas: uma arqueologia das ciências humanas

Biblioteca 70

Michel Foucault

2 dias

Desconto: 10%
23,31 € 25,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

As ciências humanas são mais do que um saber: são uma prática, são instituições. Ao analisar a génese e a filosofia das ciências, Michel Foucault mostra como é recente o aparecimento do «homem» na história do saber.
Estuda a mudança interior da nossa cultura, do século XVIII ao século XIX, através da gramática geral, que se tornou filologia, da análise de riquezas, que se tornou economia política, e da história natural, que se tornou biologia. Nós acompanhamo-lo num subsolo onde ele, como arqueólogo do pensamento, nos mostra aquilo que faz que as ciências humanas, hoje, se tornem cada vez mais imprescindíveis.
Esta edição portuguesa inclui dois textos introdutórios, o primeiro de Eduardo Lourenço («Michel Foucault ou o Fim do Humanismo»), o segundo de Vergílio Ferreira («Questionação a Foucault e a algum Estruturalismo»).

Ler mais

Autor

Michel Foucault

MICHEL FOUCAULT (1926-1984) é um dos grandes nomes das ciências sociais e humanas das últimas décadas. A sua produção científica cobre diversas áreas, com trabalhos pioneiros em sociologia, história e filosofia. Tendo-se dedicado ao estudo crítico das instituições sociais, mas não só, publicou obras sobre domínios tão diversos como a psiquiatria, a loucura (História da Loucura na Idade Clássica), o sistema prisional (Vigiar e Punir) a sexualidade humana (História da Sexualidade), o poder e as ciências sociais (As Palavras e as Coisas. Uma Arqueologia das Ciências Humanas, por Edições 70, e Arqueologia do Saber, Almedina, 2006). Exerceu ainda funções como professor em várias universidades, em especial no Collège de France – de onde resultaram os seus célebres Cours –, em Clermont-Ferrand, em Tunis, na Universidade de Buffalo e na Universidade da Califórnia.

Ler mais