Partilhar

As Conferências do CEJ 2014-2015

Fora de Coleção

Coordenação: António Pedro Barbas Homem, Paulo Guerra

Disponibilidade Imediata

Desconto: 10%
11,61 € 12,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Recolhem-se neste volume mais textos notáveis correspondentes a uma segunda série intitulada As Conferências do Centro de Estudos Judiciários.

Depois de uma publicação que registou palestras proferidas em 2013, surge esta que espelha o facto de, ao longo de 2014 e 2015, personalidades significativas da cultura e da ciência terem proferido na sede do Centro de Estudos Judiciários, no Limoeiro, em Lisboa, inesquecíveis lições, a reconhecer nesta instituição um centro do pensamento e da reflexão jurídicas.

São estes os seus nomes, em intelectual legado para o mundo:

José de Faria Costa, Carta a uma jovem ou a um jovem Magistrado

José A. da Silva Peneda, Situação Social Portuguesa

Jorge Miranda, Sobre o princípio da igualdade

Michael Stolleis, Lições do passado? Estado de Direito, garantias institucionais, primazia da Constituição

José Miguel Júdice, Justiça e Constituição de 1976,

Paula Borges Santos, História da Justiça. Justiça e Política no Estado Novo,

Assunção Esteves, Aula de encerramento do 31º curso de formação para os tribunais judiciais e do 3º curso de formação para os TAF

Ler mais

Autor(es)

António Pedro Barbas Homem

Professor Catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Coordenador do Centro de Investigação Teoria e História do Direito, Membro da Comissão de Conciliação e Bons Ofícios dos Diferendos entre os Estados da UNESCO e Coordenador da Comissão do Ensino Superior do Conselho Nacional de Educação, Advogado, Jurisconsulto e Árbitro.

CURRICULUM VITÆ PT

CURRICULUM VITÆ EN

Ler mais

Paulo Guerra

Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (1981-1986). Juiz de Direito desde 1988, atualmente colocado, como Juiz Desembargador, no Tribunal da Relação de Coimbra, embora em comissão de serviço judicial como Diretor-adjunto do CEJ. Autor de várias obras jurídicas no âmbito do Direito de Família e das Crianças. Docente do Centro de Estudos Judiciários (CEJ), durante 6 anos, nesta área, tendo sido durante 3 anos Coordenador da área. Juiz Secretário do Conselho Superior da Magistratura (de 2004-2007). Conferencista em 254 Seminários/Encontros/Congressos e Formador em 69 Acções de Formação, em Portugal, em Espanha, em França e em Moçambique. É Vice Presidente da CRESCER SER – Associação Portuguesa para o Direito dos Menores e da Família, instituição com 7 centros de acolhimento de crianças no nosso país. CURRICULUM VITÆ

Ler mais