Partilhar

Desconto: 20%
15,04 € 18,80 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Uma caracterização de alguns dos elementos mais marcantes para a contextualização da vida das classes populares portuguesas no século XX e nos nossos dias, tocando em pontos como as suas condições de vida, particularmente o trabalho, a escola, a mobilidade e as linguagens, mas destacando ainda uma análise à pobreza bem como o olhar literário e dos media sobre estas classes populares. Um exame feito a partir das práticas que estas desenvolvem, das suas condições concretas de existência e da relação que mantêm com a burguesia. Uma obra que procura respostas para compreender o que é o popular e quem define, quais os fatores que delimitam as classes populares, nomeadamente as contemporâneas, a existência de identidade das classes populares com a «classe trabalhadora», como se formaram e vivem estas classes.

Ler mais

Autor(es)

Francisco Louçã

Francisco Louçã é economista, professor catedrático na Universidade de Lisboa (ISEG). Publicou nos anos recentes uma trilogia sobre as classes sociais em Portugal, com João Teixeira Lopes, Jorge Costa e Lígia Ferro (Os Burgueses, 2014; As Classes Populares, 2017; e As Classes Médias, 2019), um estudo sobre a crise financeira (Sombras, 2017, com Michael Ash) e Não Posso Ser Quem Somos? (2020, com Andrea Peniche, Bruno Sena Martins e Cristina Roldão). Foi deputado e é membro do Conselho de Estado.

Ler mais

Lígia Ferro

Ler mais

João Teixeira Lopes

João Teixeira Lopes tem 54 anos e é sociólogo. Trabalha como professor e investigador na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Coordena o Instituto de Sociologia. Tem publicado nos domínios da sociologia das desigualdades, cultura, juventude e educação.

Ler mais