Partilhar

Antologia Breve

Gato Maltês

William Carlos Williams

Indisponível

Desconto: 20%
5,60 € 7,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Um grupo muito distinto de excelentes poetas do princípio do século irradiou a lírica norte-americana: personalidades fortes, como Ezra Pound, T.S. Eliot, Wallace Stevens, Hart Crane, Marianne Moore, e.e. cummings, Gertrud Stein, H.D. (Hilda Doolittle), Langston Hughes entre outros.
William Carlos Williams está entre os de maior cintilância. Depois dos primeiros poemas, Williams evoluiu para uma expressão literária mais convencional, entregando-se à ficção e à sua autobiografia.
Mas, em finais de 40 e princípios de 50, voltou à melhor poesia, a do longo poema em cinco cantos, Paterson (1946-1958).
Ao contrário da maioria dos poetas da sua geração, Williams não se expatriou. Permaneceu a trabalhar como pediatra num bairro operário dos arredores de Nova Iorque. A sua poesia faz-se da observação do quotidiano, da enumeração atenta das pequenas coisas e dos instantes aparentemente pouco interessantes. É uma poesia imediatista e minuciosa, segundo a sua expressão: “nada de ideias fora das coisas”. Através da linguagem comum pretende o retorno à percepção “instantânea”, sem subterfúgios ou metáforas.
Esta poesia, fundada na mais típica tradição norte-americana, na senda de Whitman, é aparentemente muito simples e diferente da lírica europeia. Como alguém disse: “pode ser compreendida pelos cães e pelos gatos”. É a palavra a sorrir.

Ler mais

Autor

William Carlos Williams

Ler mais