Partilhar

A Universidade no seu Labirinto

Vários

Temporariamente Indisponível



Desconto: 10%
15,22 € 16,92 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Há vinte e cinco anos, depois da revolução, a universidade sofreu grandes mudanças, mas estes vinte e cinco anos foram também de novos desafios à missão da universidade, como sustentadora da Sociedade do Conhecimento. Está a universidade portuguesa a cumprir eficazmente esta missão? Está a universidade, para isso, a precisar de uma nova reforma? Ou poderá ir-se adaptando aos grandes desafios que hoje se lhe colocam apenas por medidas avulsas?

Esta é uma questão crucial, que este livro discute e provoca à discussão. Ele distingue-se pela sua abrangência, abordando todos os aspectos da actividade, da organização e da política universitária, pela coerência com que insere estas abordagens sectoriais numa visão moderna da universidade e numa cultura de estilo internacional e por referenciar todas as discussões ao grande processo de debate sobre o ensino superior a que se assiste hoje por todo o mundo, e em particular na Europa depois da declaração de Bolonha, de 1999, mas que praticamente ainda não chegou a Portugal.

O livro assenta num conhecimento detalhado não só do sistema universitário nacional mas também dos principais desenvolvimentos e tendências em outros sistemas de ensino superior, particularmente na Europa, associando o conhecimento directo de muitas situações a uma recolha minuciosa de informação documental. Para cada tema há a preocupação em ser exaustivo na informação, em ser incisivo no diagnóstico, em apresentar uma terapêutica. Indo muitas vezes contra ideias estabelecidas e padrões culturais muito vincados na universidade, este livro será provavelmente um livro polémico. Mas a polémica é saudável.

Este é um livro de muita actualidade nacional e internacional, que divulga pela primeira vez em Portugal as grandes tendências de reforma a que se assiste na Europa, que põe os problemas numa perspectiva cultural nova, que incita à reflexão e à construção de opinião pelo leitor, do universitário ao leitor comum, que é saudavelmente polémico e, principalmente, que faz propostas de reforma, fundamentadas teoricamente mas com sentido operacional.

Ler mais

Autor

Vários

.

Ler mais