Partilhar

A Idade das Descobertas: o segundo renascimento

Ian Goldin, Chris Kutarna

2 dias

Desconto: 10%
19,98 € 22,20 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A Humanidade vive o seu melhor momento. Contudo, este é também o nosso momento mais frágil.

Verifica-se um crescimento da saúde, da riqueza e da educação à escala global. As descobertas científicas florescem. Mas as mesmas forças que permitem lucros fartos a uns conduzem a graves prejuízos para outros – e envolvem-nos de uma forma que a todos torna vulneráveis.

Já passámos por isto. O primeiro Renascimento, a época de Colombo, Vasco da Gama, Copérnico, Gutenberg e tantos outros, redesenhou todos os mapas do mundo, expandiu a informação e transportou a civilização ocidental da era medieval para a moderna. Esta mudança teve um custo: divisão social, extremismo político, choques económicos, pandemias e as outras consequências imprevisíveis dos empreendimentos humanos. Hoje vivemos o nosso segundo Renascimento.

«Estaremos a viver um novo Renascimento? Neste livro imensamente estimulante, Ian Goldin e Chris Kutarna analisam os centros de inovação dos nossos dias e identificam as novas versões da Florença da era dos Médicis. A nossa época, argumentam, é uma nova época de exploração. Mas como nos tempos de Da Vinci e Vasco da Gama, as novas tecnologias e a integração global trazem consigo novos perigos além de uma nova prosperidade: pandemias, manias religiosas, guerras. Todos deviam ler o apelo dos autores a um novo humanismo que está pronto para defender o Renascimento moderno contra os ataques que já começaram.»
Niall Ferguson, Universidade de Harvard

«A Idade das Descobertas é uma obra importante numa era em que o mundo se divide e se encolhe. Ian e Chris levam-nos numa viagem impressionante e recordam-nos a nossa humanidade comum e a importância da colaboração, da compaixão e do génio. Não devemos construir muros, subir a ponte levadiça e viver com medo. Este livro ajudará o mundo a acolher corajosamente o potencial da inteligência coletiva e a assegurar que compreendemos as lições do passado e que nos apercebemos das oportunidades que temos diante de nós neste Novo Renascimento.»
Richard Branson, fundador do Virgin Group


Ler mais

Autor(es)

Ian Goldin

Ler mais

Chris Kutarna

Ler mais