Partilhar

A Grande Guerra no Parlamento

Maria Fernanda Rollo, Ana Paula Pires

2 dias

Desconto: 10%
12,87 € 14,30 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Da autoria de Ana Paula Pires e Fernanda Rollo, a obra, integrada na Coleção Parlamento, analisa e interpreta os debates que ocorreram no Parlamento português, entre agosto de 1914, data da eclosão da Grande Guerra na Europa, e 1921, ano em que se realizou a cerimónia de trasladação para o Mosteiro de Santa Maria da Vitória, na Batalha, dos corpos de dois soldados desconhecidos portugueses, mortos em África e na Flandres.
O livro mostra-nos um país dividido relativamente à sua posição na intervenção na Guerra na Europa e descreve-nos, de forma detalhada, as dificuldades económicas e financeiras sentidas pela República, tanto a nível interno como externo, durante os anos da conflagração. Analisa em detalhe o papel dos políticos e dos diplomatas, homens de cuja decisão dependeu a intervenção de Portugal na Guerra, criticando a respetiva capacidade de gerir, tanto os impactos da Guerra no país, como as tensões que caracterizaram, ao longo de toda a conjuntura bélica, as relações entre os diferentes agrupamentos políticos e o Estado republicano.

Ler mais

Autor(es)

Maria Fernanda Rollo

Ler mais

Ana Paula Pires

Ana Paula Pires é doutorada em História, especialidade de História Económica e Social Contemporânea, pela NOVA-FCSH. Realiza atualmente um pós-doutoramento na Universidade de Stanford e na Universidade Nova de Lisboa. Tem como principais áreas de investigação a história contemporânea de Portugal e os impactos da Primeira Guerra Mundial no mundo lusófono. É investigadora do Instituto de História Contemporânea, onde atualmente coordena o grupo «Economia, Sociedade, Património e Inovação». Venceu os prémios da Associação Portuguesa de História Económica e Social, Alberto Sampaio e da Defesa Nacional.  

Ler mais