Partilhar

A Emergência da Nova Economia: O Que Mudou na Avaliação de Empresas

Fora de Coleção

Ana Paula Matias Gama

5 dias


Desconto: 60%
7,56 € 18,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Um dos fenómenos mais enigmáticos dos últimos anos consistiu na avaliação das Ofertas Públicas de Aquisição (OPA) das empresas das novas tecnologias. O facto de estas empresas terem avançado para o mercado de capitais muito jovens e com registo de prejuízos não impediu a obtenção de elevadas capitalizações bolsistas. Este fenómeno ficou conhecido na literatura anglo-saxónica por "negative pricing of losses", ou seja, a valorização positiva dos prejuízos. O objectivo deste trabalho consiste em analisar esta aparente anomalia. Para o efeito estudou-se as empresas da nova economia cotadas no ISDEX - Internet Stock List, para o período de 1996 a 2003.
Os resultados obtidos evidenciam a emergência de um novo tipo de empresa a operar no mercado pós-década de 90: empresas de pequena dimensão, maioritariamente de base tecnológica, a registarem prejuízos de maior magnitude e por períodos mais longos. Neste contexto, o reporte de prejuízos, e em oposição à teoria da opção de abandono, pode não estar associado à destruição de valor, quando os mesmos surgem associados ao exercício de oportunidades de crescimento. As F&A surgem como estratégia de reestruturação em situação de stress financeiro, pois, e contrariamente às expectativas iniciais, a taxa de falências das empresas deste sector ficou abaixo dos 2%. Em síntese, e citando Zingales (2000), a teoria existente parece ser pouco eficaz em ajudar-nos a caracterizar o novo tipo de empresa que começa a emergir com o impacto da revolução das tecnologias de informação.
Este trabalho tem, pois, um contributo fundamental para a compreensão das bolhas financeiras e uma utilidade que transcende largamente o domínio académico: tanto os investidores como os reguladores podem ajudar a temperar euforias, canalizar recursos para áreas com maior retorno, privado e social, e consolidar a confiança nos mercados.

ÍNDICE

PREFÁCIO
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO I - Os Modelos de Avaliação de Ohlson e Feltham e Ohlson
CAPÍTULO II - A Relevância do Conteúdo Informativo das Variáveis: "Resultados" e "Capitais Próprios" para Efeitos de Avaliação
CAPÍTULO III - O Impacto do Investimento em Activos Intangíveis no Valor de Mercado das Empresas
CAPÍTULO IV - Definição do Período a Analisar, dos Critérios de Selecção das Amostras e Definição das Variáveis
CAPÍTULO V - Metodologia
CAPÍTULO VI - Análise e Discussão dos Resultados
CONCLUSÕES
ANEXOS
BIBLIOGRAFIA

Ler mais

Autor

Ana Paula Matias Gama

Professora Auxiliar da Universidade da Beira Interior

Ler mais