Partilhar

A Economia das Finanças Públicas

Economia e Finanças

Abel L. Costa Fernandes

Em Stock


Desconto: 60%
14,00 € 35,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Nos dias de hoje é evidente e incontornável a influência decisiva que as finanças públicas exercem sobre a vida das famílias, das empresas, dos Estados e até de algumas áreas monetárias e económicas, seja no presente seja quanto às respectivas expectativas de desenvolvimento futuro. Contudo, a bibliografia portuguesa, recente e actualizada, sobre esta matéria é, salvo raras e honrosas excepções, quase inexistente.
A Economia das Finanças Públicas concentra-se na análise dos efeitos económicos da tributação, dos programas de despesa das administrações públicas, dos défices orçamentais e da sustentabilidade da dívida pública e, nesta medida, distingue-se das obras nesta área da economia que revelam um maior pendor para o tratamento descritivo dos aspectos jurídico-institucionais das finanças públicas portuguesas.
Este livro trata tecnicamente um conjunto vasto de matérias pertinentes ao objecto das finanças públicas, tais como: a incidência e a eficiência dos impostos e dos subsídios; os incentivos à fraude fiscal; os impactos sobre os incentivos ao trabalho, à poupança e ao investimento; a determinação dos saldos orçamentais; a sustentabilidade da dívida pública; a perspectiva histórica do pensamento económico quanto à relevância dos défices; a análise de propostas de orçamentos equilibrados; as propostas de reforma do sistema fiscal; etc.
Assim, com esta obra espera-se contribuir para proporcionar as bases para discussões informadas e consubstanciadas sobre este domínio particular de especialização da ciência económica.

Índice

Parte I - Matérias Introdutórias
Parte II - O Financiamento das Administrações Públicas e a tributação
Parte III - Despesa Pública
Parte IV - O Orçamento e a Conta Geral do Estado
Parte V - Política Orçamental em Economia Aberta

Ler mais

Autor

Abel L. Costa Fernandes

Professor Catedrático da Faculdade de Economia do Porto (FEP) onde ensina Economia e Finanças Públicas, Finanças Públicas, Economia Monetária e Mercados e Investimentos Financeiros. Obteve o grau de agregado pela mesma Faculdade em 1996, a equivalência ao grau de Doutor pela Universidade do Porto em 1986, Ph.D. em Economia pela USCarolina em 1984, com especializações em Economia Monetária Internacional e Finanças Públicas. É pós-graduado em Altos Estudos Europeus, dominante económica, pelo College of Europe, Brugge, Bélgica, em 1980 e licenciado em Economia pela FEP em 1977. Presidente do Núcleo de Investigação em Finanças Públicas e Política Monetária da FEP e Diretor do Mestrado em Economia e Administração de Empresas.

Ler mais