Partilhar

Desconto: 70%
5,07 € 16,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O termo de «gótico» - no sentido de bárbaro -, aplicado em tempos ao conjunto da arte medieval, já perdeu há muito tempo o seu sentido pejorativo, e sabe-se hoje quanto essa época artística foi rica e variada.

A Arte na Idade Média recorda-nos que, durante mais de dez séculos, a criação artística europeia aí deu provas de uma inventividade incessante na arquitectura, escultura, pintura e ourivesaria. Do arco romano às ogivas ligeiras e aos dentes de pedra do estilo flamejante, desenha-se uma extraordinária evolução. Quando as iluminuras dão lugar à novíssima impressão, as premissas do Renascimento sobrepõem-se aos refinamentos do gótico terminal.

Este período é o da passagem das obras-primas anónimas às obras assinadas. O realismo flamengo pertence igualmente à arte medieval terminal, tanto mais que a Itália aborda o Renascimento.

Ler mais

Autor

Jannic Durand

Arquivista paleógrafo, conservador-chefe do departamento dos Objectos de Arte do Museu do Louvre, JANNIC DURAND leccionou durante mais de dez anos História Geral da Arte da Idade Média na Escola do Louvre.

Ler mais