Partilhar

85 Perguntas sobre a Hipoteca Imobiliária

Guias Práticos

Mónica Jardim, Margarida Costa Andrade, Afonso Patrão

Disponibilidade Imediata

Desconto: 10%
11,61 € 12,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Na senda do nosso trabalho anterior "80 perguntas sobre a hipoteca imobiliária" publicam-se agora 85 respostas rápidas a outras tantas perguntas que se podem colocar a propósito do regime jurídico da hipoteca. O elenco de questões acompanha a biografia da garantia imobiliária desde a sua constituição até à eventual venda judicial do imóvel, passando, necessariamente, pela relação entre a garantia e o crédito assegurado. As respostas são curtas e o seu conteúdo facilmente apreensível. Continua a ser, pois, um trabalho de pendor essencialmente prático, visando auxiliar todos quantos lidem com a hipoteca - estudantes, agentes de execução, advogados, notários, conservadores e magistrados - na interpretação e aplicação do regime jurídico daquela que é considerada (ainda) a rainha das garantias. Espera-se que este simplicíssimo projecto possa servir a todos para esclarecer algumas das dúvidas que a hipoteca frequentemente faz surgir.

Ler mais

Autor(es)

Mónica Jardim

Professora Auxiliar da Faculdade de Direito de Coimbra, onde é regente da disciplina de Direito dos Registos e do Notariado (desde o ano letivo de 2007/2008) e uma das responsáveis pelas aulas práticas de Direitos Reais (desde o ano letivo de 1996). É membro Cooptado, por reconhecido mérito científico, do Conselho do Notariado de Portugal e Presidente do Centro de Estudos Notariais e Registais (CENoR). É ainda membro do Conselho Editorial dos “Cadernos do CENoR” e membro do Conselho Editorial da revista: "Cadernos da Corregedoria Geral da Justiça de São Paulo".

Ler mais

Margarida Costa Andrade

Ler mais

Afonso Patrão

Assistente na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra desde 2004, onde lecionou aulas práticas das disciplinas de Direito das Coisas, Direito Internacional Privado e Direito da União Europeia. Completou a Licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em 2003, com média final de Bom com Distinção (17 valores) e Mestrado em Ciências Jurídico-Comunitárias pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em 2008, com a classificação de Muito Bom - 18 valores, por unanimidade. Prepara atualmente o doutoramento nas áreas do Direito da União Europeia, Direito Internacional Privado e dos Direitos Reais.

Ler mais